Barra Mansa é um município brasileiro situado no sul do estado do Rio de Janeiro, na microrregião do Vale do Paraíba dentro da mesorregião do Sul Fluminense. Localiza-se a uma latitude 22°32’39” sul e a uma longitude 44º10’17” oeste, estando a uma altitude de 381 metros. Sua população estimada em 2016 é de 180.126 habitantes e seu território mede 547,196 km².
Barra Mansa possui três hospitais, todos localizados na área central da cidade. São eles o Hospital da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa, Hospital Santa Maria, e o Hospital Maternidade Maria Teresa Sacchi de Moura.
Dentro desse contexto destaca-se a importância da Santa Casa no Atendimento a população pois é o único que atende através do Sistema Único de Saúde (SUS) ( exceto maternidade ) além de atender convênios de diversos planos de saúde e possuir atendimento particular.
Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa, Hospital Geral com Porta Hospitalar de Emergência é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, fundada em 1859 tem um papel importante na região do Médio Paraíba, onde desenvolve suas atividades direcionadas a população local e cidades circunvizinhas. Margeada pela rodovia Presidente Dutra, principal acesso entre Rio de Janeiro e São Paulo, recebe inúmeros pacientes oriundos de acidentes ocorridos nesta rodovia.
Anteriormente à instituição do Sistema Único de Saúde em 1988, a Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa já desempenhava um importante papel no sistema de saúde local, constituindo-se durante um longo período como hospital geral do município, realizando atendimentos ambulatoriais e internações hospitalares nas especialidades de cirurgia geral, clínica médica, pediatria, obstetrícia e nos atendimentos de urgência e emergência hospitalar e ambulatorial, através de contrato de credenciamento com o ex- INAMPS- Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social, órgão federal incumbido da execução da política de saúde em todo o território nacional. Mais recentemente, com a progressiva municipalização dos serviços de saúde e a regulamentação do Sistema Único de Saúde através da Lei Orgânica do SUS – Lei 8.080, de 19/09/1990 e Lei 8.142, de 28/12/1990, os gestores municipais viram-se obrigados a estabelecer contratos ou convênios com hospitais e clínicas anteriormente “credenciados” pelo ex- INAMPS, em cumprimento às disposições legais e constitucionais que disciplinam a participação complementar de instituições privadas no Sistema Único de Saúde – SUS.
O advento da Portaria nº GM/MS 1721, de 21/09/2005, que criou o Programa de Reestruturação e Contratualização dos Hospitais Filantrópicos no SUS vem, portanto, fortalecer as iniciativas da gestão local no que diz respeito à observância dos princípios constitucionais que regem o SUS, principalmente no que concerne à descentralização das ações e serviços de saúde com direção única em cada esfera de governo.
A história da Santa Casa começou em 1859, quando o Barão de Guapi, eleito festeiro do Divino, realizou um evento que deixou memória. No dia 06 de Setembro de 1859, o Barão e seus companheiros resolveram dar um nobre destino à renda obtida numa festividade e criou a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa.
PROVEDORIA
Provedor: Getúlio José Pereira
Vice-Provedor: Celestino Raimundo Resende
Secretário: José Gentil Filho
1° Tesoureiro: Luiz Alberto Lopes Feijó
2º Tesoureiro:Álvaro Cesar Falcão Borges
CONSELHO CONSULTATIVO
Membros Natos:
Aurélio de Sá Alves
Edson Alves Pimentel
Michel Melhim Gattás
Rafael Milton Teixeira
Jair Fusco
Membros Eleitos:
Arivaldo Corrêa Mattos
José Paulo Nogueira
Francisco José de Oliveira Rezende
CONSELHO FISCAL
Membros Efetivos:
Edmilson Gonçalves Custódio
Paulo Afonso Carvalho de Melo
Sebastião Cardoso Vilena
Suplentes:
Manoel Gomes Trindade
Bernardo Romeo Calvano
Leonardo Ferreira Amante
Envie sua mensagem para nós. Nossa equipe de
atendimento está pronta para tirar todas suas dúvidas.