Notícias

SCBM apresenta maquete do novo Centro Cirúrgico à equipe

06/05/2021 10:52

A diretoria da Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa apresentou mais novidades à equipe nesta quarta-feira, dia 05/05. Com a presença de membros da provedoria, irmandade e colaboradores de diversos setores, a maquete do novo centro cirúrgico foi alvo das atenções. Na ocasião, os presentes também conheceram a nova sala de cuidados dos recém-nascidos e o novo hall de espera para acompanhantes de pacientes em cirurgia, onde aconteceu a apresentação, no segundo andar, que é destinado a clientes de convênio.

De acordo com o provedor Getúlio José Pereira, que recepcionou todos que foram conhecer a maquete, esse acontecimento simboliza a evolução que tem acontecido nesta gestão. De acordo com ele, ainda haverá muitas realizações como resultados do planejamento estratégico traçado em 2018.

- Toda essa modernidade, com ampliação e revitalização, foi projetada para que todos que são atendidos pela Santa Casa possam de fato usufruir de toda a capacidade que ela dispõe, para casos de média e alta complexidade. É um investimento de curto a longo prazo e ainda teremos mais crescimento, conforme nosso Plano Diretor previsto para ser concluído no segundo semestre deste ano - detalhou Getúlio. 

Segundo o diretor executivo, Fernando Moreira, além de mudanças na infraestrutura, a atual gestão também se preocupa em fazer com que todos os colaboradores participem e se sintam integrados à Santa Casa. Por isso, fez questão de apresentar, em primeira mão, a maquete da ampliação do centro cirúrgico para diretores e equipe de profissionais do local.

- A proposta desse espaço gerou muito entusiasmo e motivação em todos. Essa percepção de mudança, pela melhoria do atendimento, para a equipe e pacientes, tem sido muito positiva. E pensamos também em tornar o clima do ambiente hospitalar mais ameno e até mesmo alegre, concentrando a sala de cuidados aos recém-nascidos no mesmo espaço onde acompanhantes aguardam pacientes em cirurgia - detalhou o diretor.

Ele explicou ainda que as duas televisões presentes no hall foram estrategicamente pensadas, para informar e entreter quem está na espera. Pois em uma tela são divulgadas informações sobre os pacientes em cirurgia e em outra passam programas de canais abertos. Além disso, o espaço também conta a história da Santa Casa, com fotografias, em quadros, de diversas fases da trajetória da instituição.

Surpreendente

De forma segura, respeitando as medidas de prevenção ao coronavírus, a apresentação da maquete foi feita separadamente com as equipes. E uma definição sobre o projeto foi consensual entre todas: “surpreendente”. Como avaliou o diretor administrativo da provedoria, Altair da Silva Carvalho.

O tesoureiro Luiz Alberto Lopes Feijó também destacou o significado dessas conquistas nesse momento tão difícil - tanto no âmbito que envolve a saúde, quanto financeiramente. Segundo ele, no início da pandemia foi preciso suspender a realização de cirurgias eletivas e isso afetou diretamente a arrecadação.

- Fomos muito afetados financeiramente, mas conseguimos administrar com eficiência para realizar os projetos que são tão necessários para o hospital. E isso também é um reflexo do planejamento da gestão atual, que soube fazer um equilíbrio e gerenciar bem esses desafios - observou Feijó.

Reforma

Atualmente, o centro cirúrgico da Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa possui 850m²  de área construída, onde são distribuídas seis salas de cirurgia, a central de material esterilizado, além de ambientes de apoio. Com a reforma, o local passará a ter 1.050m² de área e contará com dez salas cirúrgicas, nova central de material esterilizado, área exclusiva para avaliação e prescrição da equipe médica e a adequação dos fluxos de todos os demais ambientes de apoio necessários.

Para o neurologista Elder Machado Sarmento, presidente da Sociedade Brasileira de Cefaléia e diretor técnico do hospital, nunca houve nenhum feito comparado a esses ao longo dos seus 37 anos na Santa Casa. Elder, que também é professor universitário, começou sua relação com a instituição aos 17 anos, como técnico de laboratório e deu continuidade como médico.

O provedor Getúlio José Pereira reforça ainda que é um compromisso dessa gestão garantir a segurança e bem estar de todos os públicos envolvidos na Santa Casa. Com essas inovações, a Santa Casa irá oferecer mais segurança e qualidade no atendimento aos pacientes, familiares e melhor condição de trabalho aos profissionais de saúde, com espaços que atendam às Normas e Resoluções da Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros. 

Agendamento Automático

Fale com a Santa Casa

Envie sua mensagem para nós. Nossa equipe de
atendimento está pronta para tirar todas suas dúvidas.

WhatsApp
Fale Conosco

Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa
Rua Pinto Ribeiro, 205 Centro, Barra Mansa - RJ, CEP : 27.310-420