OPO Barra Mansa

A OPO Barra Mansa - Organização de Procura de Órgãos e Tecidos Humanos, vinculada ao Programa Estadual de Transplante, centralizada na Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa/RJ, com atuação na área de doação de órgãos e tecidos para transplante, realiza tal trabalho para melhorar a qualidade de vida de pessoas que necessitam de um órgão ou tecido humano; com o objetivo de apoiar e executar as atividades relacionadas à doação de órgãos e tecidos, sendo assim responsável por realizar buscas ativas nos hospitais do Médio Paraíba, com a finalidade de identificar potenciais doadores de órgãos e tecidos, apoiando todo o processo Doação/Transplante.

Visite o site do Programa Estadual de Transplantes: www.transplante.rj.gov.br




Importante saber

Área de Abrangência

O OPO tem atuação em 34 cidades do Estado do Rio de Janeiro.

Dentre elas estão:
Angra dos Reis, Areal, Barra do Piraí, Barra Mansa, Belford Roxo, Comendador Levy Gasparian, Engenehiro Paulo de Frontin, Itaguaí, Itatiaia, Japeri, Mangaratiba, Mendes, Mesquita, Miguel Pereira, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, Paraiba do Sul, Parati, Paty do Alferes, Pinheiral, Porto Real, Quatis, Quimados, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Sapucaia, Seropédica, Três Rios, Valença, Vassouras, Volta Redonda.

Porque doar?

A doação de órgão e tecidos pode transformar a dor da morte de uma pessoa em uma nova vida para outra. Doar é um exemplo de amor ao próximo.

Quem pode doar?

Qualquer pessoa pode ser doadora, basta compartilhar sua vontade com sua família.

Quem pode autorizar a doação?

A autorização só pode ser dada pelos familiares mais próximos, segundo a legislação brasileira (2001; Art. 4o). Nenhum documento deixado em vida possui valor legal para garantir a doação de órgãos de uma pessoa faleceu. Por isso, uma boa oportunidade de expressar sua vontade de ser doador é através do cadastro no DOE+VIDA(www.doemaisvida.com.br).

O que acontece depois da autorização da família?

São realizados exames, e se não houver nenhuma contra indicação, é feita a cirurgia de captação (Obs.: só será captado o que for autorizado pela família).

Onde nos Encontrar

Endereço do OPO
Rua: Pinto Ribeiro, nº 205 A, no Centro BM
Santa Casa de Barra Mansa
Telefone e email
(24) 3325-8300 - Ramal: 8418
opo.barramansa@scbm.org.br
Agendamento Automático

Fale com a Santa Casa

Envie sua mensagem para nós. Nossa equipe de
atendimento está pronta para tirar todas suas dúvidas.

WhatsApp
Fale Conosco

Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa
Rua Pinto Ribeiro, 205 Centro, Barra Mansa - RJ, CEP : 27.310-420