Notícias

SCBM realiza cerimônia de posse da Provedoria e Conselhos para biênio 2021-2023

03/07/2021 11:57

Na noite da última sexta-feira, dia 02, a Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa realizou a cerimônia de posse da Provedoria e dos Conselhos Consultivo e Fiscal para o biênio 2021-2023. Nesta ocasião, que aconteceu no pátio do hospital, também foi feita a outorga dos títulos da irmandade da instituição. Cerca de 70 pessoas estiveram presentes, com o cumprimento de todos os protocolos sanitários em virtude da pandemia da Covid-19.

O evento contou com a participação de dois convidados especiais, Aildo Virginio Carolino, grão mestre do Grande Oriente do Brasil no Rio de Janeiro, e seu adjunto, André Luis Rosa dos Santos, ressaltando que se trata do órgão executivo maior da Maçonaria no Estado do Rio de Janeiro. Das mãos do grão mestre Aildo, a Santa Casa recebeu uma comenda de reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade. Na oportunidade, também foram homenageadas outras instituições do município: SOS (Serviços de Obras Sociais), Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e Lar da Sabedoria e Fraternidade.

O provedor Getúlio José Pereira foi reeleito para a terceira gestão da Santa Casa e na solenidade firmou seu compromisso, além de empossar os demais componentes da Provedoria e dos Conselhos, entre eles, os ex-provedores Aurélio de Sá Alves e Edson Alves Pimentel.

- No caminho percorrido, iniciado em julho de 2015, alicerçado na tríade desenvolvimento, humanização e sustentabilidade, dentro de uma visão sistêmica, analisamos ambiente por ambiente, buscando identificar as fraquezas e as potencialidades desta centenária Instituição. Trabalhamos mitigando as ameaças e observando cada oportunidade de melhoria, com uma diretoria executiva atuante e alinhada à provedoria, buscamos demonstrar a importância do planejamento, da organização, da direção e do controle na estruturação da Instituição. Pois, entre tantas responsabilidades inerentes ao negócio, somos também a maior empregadora privada do município e fonte asseguradora de centenas de empregos diretos e indiretos - ressaltou Getúlio.

Relatório de Gestão

A data da cerimônia também marcou o aniversário de 162 anos da entidade e ainda o Dia Nacional do Hospital. E para sintetizar os grandes feitos da instituição no último biênio (2019-2021), o diretor executivo, Fernando Moreira, apresentou as principais mudanças, avanços e investimentos realizados nesses novos tempos em que vive a Santa Casa. Para ciência de todo o público, foram entregues exemplares do Relatório de Gestão do período supracitado, em que evidencia os cinco pilares de atuação: Recursos Humanos, Econômico-Financeiro, Assistencial, Infraestrutura e Patrimônio e Tecnologia e Inovação.

O mesmo documento pode ser acessado virtualmente, na íntegra, em: https://www.scbm.org.br/relatorio-gestao. Nele, também consta a  mobilização da Santa Casa contra a Covid-19 desde o início da pandemia, com demonstração de como a instituição foi essencial para manter o funcionamento do comércio de Barra Mansa.

- Com a pandemia, veio o aumento do custo de insumo, a dificuldade de acessá-los, baixas da equipe, afastamentos. Mas a gente percebeu que a cidade precisava da nossa ajuda e apoio. Em parceria com a prefeitura, conseguimos abrir o comércio. Criamos 44 leitos de enfermaria e hoje também temos 22 leitos de UTI. E esses leitos têm ajudado muito para que a cidade funcione e o comércio se mantenha aberto. Desde maio do ano passado, nunca mais Barra Mansa fechou por problema de leito. Então, a Santa Casa teve e tem uma passagem importante nessa luta contra a Covid-19 - salientou Fernando Moreira.

Outro desafio apontado pelo diretor executivo foi a falta de insumos em todo o Brasil em março e abril deste ano. Por isso, a primeira medida foi suspender as cirurgias eletivas para que pudesse ser feita reserva de medicamentos, como sedativos, para a UTI, priorizando os casos de Covid-19. Mas uma solução encontrada, em uma reunião de gerenciamento de crise, reverteu esse cenário.

“Contratamos uma empresa especializada em importação de medicamentos direto da Índia. Conseguimos reabrir o Centro Cirúrgico e batemos recorde de cirurgia em maio deste ano, graças à importação”, frisou o diretor, que completou: “Toda a nossa equipe é impressionante. Ficou de cabeça erguida, enfrentando com coragem todas as adversidades”, parabenizando os colaboradores diante das adversidades da pandemia.

No Relatório de Gestão, além dos investimentos, projetos e realizações já concluídas ou em progresso, estão presentes também os próximos passos que serão dados em todos os setores. “Ao iniciar este terceiro ciclo de gestão, buscaremos estar sempre atentos a essas mudanças, criando e recriando novas formas de gerir a nossa Santa Casa, com profissionais de extrema qualidade e competência e com condições tecnológicas de última geração, manteremos o foco em proporcionar as melhores soluções em saúde aos nossos clientes”, finalizou o provedor, Getúlio Pereira.

Agendamento Automático

Fale com a Santa Casa

Envie sua mensagem para nós. Nossa equipe de
atendimento está pronta para tirar todas suas dúvidas.

WhatsApp
Fale Conosco

Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa
Rua Pinto Ribeiro, 205 Centro, Barra Mansa - RJ, CEP : 27.310-420