Notícias

Santa Casa de Barra Mansa oferece curso para colaboradores

13/03/2019 15:45

O treinamento sobre orçamento operacional aconteceu nos dias 08 e 09 de março

Com foco em mudanças e melhorias contínuas, a Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa ofereceu a seus gestores um curso sobre Orçamento Operacional. O treinamento aconteceu nos dias 08 e 09 de março, no Centro de Estudos da SCBM e foi ministrado pelo mestre em Contabilidade e Finanças, Luiz Fernando Forni.

O curso teve como objetivo apresentar aos colaboradores participantes, uma visão mais ampla sobre orçamentos. Luiz Fernando mostrou um pouco sobre o processo orçamentário – seu propósito, etapas e os diferentes tipos de orçamentos – e apresentou modelos de orçamentos com foco nos planos operacionais da Santa Casa de Barra Mansa. Ele citou o Planejamento Estratégico, que aconteceu em Fevereiro, como a base para a elaboração do planejamento orçamentário. 

Os modelos de cálculos são compostos por planilhas que englobam todas as receitas e despesas de cada setor, gerando um resultado, sendo esse positivo ou negativo. Dessa forma, pode ser apresentado o resultado individual de cada setor. A partir desses resultados, também poderá ser obtido o resultado geral do hospital, mostrando seu superávit ou déficit ao final de determinado período.

O mestre em finanças ressaltou a importância do curso para todos os setores da instituição. “É importante para todos os setores, mesmo que o setor não seja produtivo, ou seja, gerador de receita, que ele só tenha custo, ele contribui com o resultado da empresa. Então, os orçamentos dessas áreas também devem ser feitos da mesma forma e com o mesmo engajamento dos setores produtivos, pois também irá compor no resultado final da Santa Casa”, pontuou Luiz Fernando.

Para Rafaela Tinoco, Gerente de Enfermagem da Santa Casa, o curso proporcionou um maior conhecimento financeiro para todos os participantes. “O curso de orçamento hospitalar, disponibilizado aos gestores, foi muito importante para que os especialistas de outras áreas do hospital ampliem seus conhecimentos na gestão financeira, pois, para sustentabilidade da instituição, é fundamental um gerenciamento da saúde financeira do hospital”.

Renata Marinho, Gerente Financeira, destacou a importância do orçamento operacional. “O curso permitiu aos diversos gestores uma visão geral da importância do orçamento empresarial, possibilitando um entendimento dos reflexos financeiros futuros referente às decisões tomadas no presente. Essa ferramenta nos permite conhecer nossas despesas e receitas para traçarmos uma meta e atingirmos objetivos comuns”.


O treinamento contou com a participação de gestores, gerentes, supervisores e diretoria, abrangendo todos os setores do Hospital. 

Texto: Maele Fuentes
Fotos: Maele Fuentes 

Agendamento Automático

Fale com a Santa Casa

Envie sua mensagem para nós. Nossa equipe de
atendimento está pronta para tirar todas suas dúvidas.

WhatsApp
Fale Conosco

Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa
Rua Pinto Ribeiro, 205 Centro, Barra Mansa - RJ, CEP : 27.310-420