A Instituição

Barra Mansa é um município brasileiro situado no sul do estado do Rio de Janeiro, na microrregião do Vale do Paraíba dentro da mesorregião do Sul Fluminense. Localiza-se a uma latitude 22°32’39” sul e a uma longitude 44º10’17” oeste, estando a uma altitude de 381 metros. Sua população estimada em 2016 é de 180.126 habitantes e seu território mede 547,196 km².

Barra Mansa possui três hospitais, todos localizados na área central da cidade. São eles o Hospital da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa, Hospital Santa Maria, e o Hospital Maternidade Maria Teresa Sacchi de Moura.

Dentro desse contexto destaca-se a importância da Santa Casa no Atendimento a população pois é o único que atende através do Sistema Único de Saúde (SUS) ( exceto maternidade ) além de atender convênios de diversos planos de saúde e possuir atendimento particular.

Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa, Hospital Geral com Porta Hospitalar de Emergência é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, fundada em 1859 tem um papel importante na região do Médio Paraíba, onde desenvolve suas atividades direcionadas a população local e cidades circunvizinhas. Margeada pela rodovia Presidente Dutra, principal acesso entre Rio de Janeiro e São Paulo, recebe inúmeros pacientes oriundos de acidentes ocorridos nesta rodovia.

Anteriormente à instituição do Sistema Único de Saúde em 1988, a Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa já desempenhava um importante papel no sistema de saúde local, constituindo-se durante um longo período como hospital geral do município, realizando atendimentos ambulatoriais e internações hospitalares nas especialidades de cirurgia geral, clínica médica, pediatria, obstetrícia e nos atendimentos de urgência e emergência hospitalar e ambulatorial, através de contrato de credenciamento com o ex- INAMPS- Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social, órgão federal incumbido da execução da política de saúde em todo o território nacional. Mais recentemente, com a progressiva municipalização dos serviços de saúde e a regulamentação do Sistema Único de Saúde através da Lei Orgânica do SUS – Lei 8.080, de 19/09/1990 e Lei 8.142, de 28/12/1990, os gestores municipais viram-se obrigados a estabelecer contratos ou convênios com hospitais e clínicas anteriormente “credenciados” pelo ex- INAMPS, em cumprimento às disposições legais e constitucionais que disciplinam a participação complementar de instituições privadas no Sistema Único de Saúde – SUS.

O advento da Portaria nº GM/MS 1721, de 21/09/2005, que criou o Programa de Reestruturação e Contratualização dos Hospitais Filantrópicos no SUS vem, portanto, fortalecer as iniciativas da gestão local no que diz respeito à observância dos princípios constitucionais que regem o SUS, principalmente no que concerne à descentralização das ações e serviços de saúde com direção única em cada esfera de governo.





A história da Santa Casa começou em 1859, quando o Barão de Guapi, eleito festeiro do Divino, realizou um evento que deixou memória. No dia 06 de Setembro de 1859, o Barão e seus companheiros resolveram dar um nobre destino à renda obtida numa festividade e criou a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa.

PROVEDORIA
Provedor: Getúlio José Pereira
Vice-Provedor: João Carlos Gama Ribeiro
Vice-Provedor Médico: Bernardo Romeo Calvano
Vice-Provedor de Patrimônio: Marcos Antônio Botelho de Ramos
1º Secretário: José Gentil Filho
2º Secretário: Léo Monteiro da Rocha
1º Tesoureiro: Luiz Alberto Lopes Feijó
2º Tesoureiro: José Fausto Cerqueira Ribeiro
Relações Públicas: Cláudio Eduardo Chiesse de Castro
Procurador: Celestino Raimundo Resende
CONSELHO CONSULTATIVO
Membros Natos:
Aurélio de Sá Alves
Edson Alves Pimentel
Michel Melhim Gattás
Rafael Milton Teixeira
Jair Fusco
Membros Eleitos:
Juliana Lannes Rolin
José Paulo Nogueira
Marcos Gomes Trindade
CONSELHO FISCAL
Edmilson Gonçalves Custódio
Paulo Afonso Carvalho de Melo
Vivaldo Moreira Ramos

Agendamento Automático

Fale com a Santa Casa

Envie sua mensagem para nós. Nossa equipe de
atendimento está pronta para tirar todas suas dúvidas.

WhatsApp
Fale Conosco

Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa
Rua Pinto Ribeiro, 205 Centro, Barra Mansa - RJ, CEP : 27.310-420