Notícias

Conheça a OPO, Organização de Procura de Órgãos, sediada na Santa Casa de Barra Mansa

25/09/2019 23:35


A Santa Casa de Barra Mansa sedia o setor de Organização de Procura de Órgãos (OPO), responsável por atender 34 municípios do Estado do Rio de Janeiro. A doação de órgãos só pode ser realizada quando um paciente tem morte encefálica, ou seja, o cérebro morre, mas o coração continua ativo. A OPO é o setor responsável por identificar esses pacientes.

Para se chegar à conclusão final de que esse paciente pode ser doador de órgãos e tecidos é realizado uma série de exames e o diagnostico concluído da morte encefálica. Hoje em dia nenhum documento tem valor legal quanto a doação de órgãos. Sempre quem dá o veredito final se o paciente fará ou não a doação é a família. Por isso é tão importante que as pessoas conversem com o familiar caso tenham desejo em ser doador de órgãos. Dessa maneira a aceitação se torna mais rápida e o processo é facilitado.

A equipe da OPO acompanha essa família durante todo o processo, sanando dúvidas e tranquilizando-os.

A doação de órgãos pode salvar até 8 vidas e os tecidos doados podem  melhorar a qualidade de vida de até 30 pessoas. Muitos ficam na fila por um órgão por anos e ás vezes morrem sem conseguir o transplante. Se você tem desejo de ser um doador de órgãos, converse com sua família e os deixem cientes e tranquilizados em relação à sua decisão.

A generosidade de muitas famílias logo após a perda de um ente próximo fez a diferença na vida de muitas pessoas que aguardavam pelo transplante, no último mês de julho. A Organização de Procura de Órgãos teve 12 doações de órgãos e tecidos em nossa área de abrangência, número recorde desde 2015. Se comparado ao mesmo período de um ano antes, o número atingiu mais que o dobro, já que em 2015 foi 01 doação efetiva de órgãos - quando se aproveita ao menos um órgão para transplante, em 2016 foram 02 doações, 2017 05 doações e 2018 01 doação, também em julho.

A mensagem que se tira neste mês é que sempre dá para melhorar ao se referir ao número de pessoas que podem ser salvas ao receber um novo órgão.

Municípios de abrangência da OPO

A área de Abrangência da OPO corresponde a 34 municípios, sendo eles: Volta Redonda, Barra Mansa, Pinheiral, Resende, Quatis, Porto Real, Itatiaia, Angra dos Reis, Paraty, Mangaratiba, Rio Claro, Três Rios, Paraíba do Sul, Areal, Valença, Vassouras, Rio das Flores, Barra do Piraí, Piraí, Itaguaí, Queimados, Nova Iguaçu, Nilópolis, Mesquita, Belford Roxo, Comendador Levi Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Japeri, Mendes, Miguel Pereira, Paracambi, Sapucaia e Seropédica.

A OPO é composta por uma equipe multiprofissional, sendo 01 médico coordenador – Dr. Gilvando Filho de Sousa Dias Filho; 01 enfermeiro coordenador – Enfª Daniela da Silva; 04 enfermeiros plantonistas – Aline Viviane de Oliveira, Bianca Andrade dos Santos, Robson Ferreira da Silva e Lidiane Cristina Cruz Manoel.

Os telefones para contato são: (24) 99903-0781 / (24) 3325-8300

Fale com a Santa Casa

Envie sua mensagem para nós. Nossa equipe de
atendimento está pronta para tirar todas suas dúvidas.

Fale Conosco

Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa
Rua Pinto Ribeiro, 205 Centro, Barra Mansa - RJ, CEP : 27.310-420