Notícias

Dia Nacional de Combate ao Colesterol

08/08/2019 00:09



O dia 08 de Agosto é marcado como o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. Apesar de muitas pessoas acharem que o colesterol é uma substância maléfica, ele é primordial para o funcionamento do organismo. Mas para isso, é importante que seus níveis estejam controlados. Para trazer mais informação e conscientização para a população, convidamos o Dr. Gabriel Quintino Lopes, clínico e cardiologista da Santa Casa de Barra Mansa, para esclarecer melhor sobre o funcionamento dessa molécula. Confira: 

Santa Casa: O que é o colesterol?

Dr. Gabriel: O colesterol é uma molécula presente em nosso corpo composta por gordura e proteínas. Ele tem diversas funções, como por exemplo, participar na estrutura das células do corpo, na produção de hormônios e no transporte de gordura no sangue.

Santa Casa: De onde vem o colesterol?

Dr. Gabriel: Os animais produzem colesterol, portanto a única forma de se obter colesterol é ingerindo produtos de origem animal ou produzindo em seu próprio organismo através do fígado.

Santa Casa: O que é colesterol LDL e HDL?

Dr. Gabriel: O LDL e o HDL são frações do colesterol total, assim como o VLDL e os quilomicrons. A importância do LDL reside em sua capacidade em favorecer o surgimento de doenças cardiovasculares como infarto e AVC. Quanto maior a quantidade de LDL no sangue, mais propensa a pessoa está a desenvolver essas doenças, assim como quanto menor o número de partículas LDL no sangue, menor o risco de desenvolvê-las. O LDL vem do inglês "Low Density Lipoprotein", o que traduzido significa “lipoproteína de baixa densidade”. A baixa densidade se deve a elevada taxa de gordura nessa partícula de colesterol. Já o HDL vem do inglês "High Density Lipoprotein" que significa “lipoproteína de alta densidade”. A alta densidade se dá pela grande quantidade de proteínas presentes nessa molécula. Níveis elevados de HDL conferem proteção contra doenças cardiovasculares citadas anteriormente.

Santa Casa: Quais são as taxas ideais de ambos?

Dr. Gabriel: As taxas ideais de LDL devem estar abaixo de 130 mg/dL em pessoas sem nenhuma doença, preferencialmente abaixo de 115 mg/dL. Porém, em pessoas que infartam, tiveram AVC ou algum outro tipo de doença causada por placas de gordura nos vasos sanguíneos, os valores de LDL devem ser mais ousados, ficando abaixo de 70mg/dL, preferencialmente abaixo de 50mg/dL. Já os valores de HDL devem estar acima de 40 mg/dL. Mulheres costumam ter valores maiores que os homens, lembrando que quanto maior o valor do HDL maior a proteção conferida.

Santa Casa: O que causa o colesterol alto?

Dr. Gabriel: As causas do aumento do colesterol são a alta ingestão do produto, péssimos hábitos de vida como tabagismo, sedentarismo, obesidade e, por vezes, algumas doenças genéticas que fazem com que nosso próprio corpo produza colesterol além do necessário.

Santa Casa: O que fazer quando se tem colesterol alto?

Dr. Gabriel: Idealmente deve-se adotar hábitos de vida saudáveis como prática regular de exercícios físicos, boa alimentação - rica em frutas e vegetais - dar preferência às carnes brancas e magras e ao leite desnatado. Abandonar o hábito de fumar e manter-se sempre no peso ideal. Medicações para reduzir o colesterol podem gerar efeitos colaterais e devem ser utilizadas apenas com prescrição médica.

Santa Casa: Quais são as consequências que o colesterol alto traz para o organismo?

Dr. Gabriel: As moléculas de colesterol LDL podem se oxidar e se depositar nas camadas dos vasos sanguíneos criando placas de gordura que podem, com o tempo, obstruir o vaso e gerar infarto, dor nas pernas, problemas renais e AVC.

Santa Casa: Só é possível descobrir o colesterol alto com exame de sangue ou ele apresenta sintomas?

Dr. Gabriel: O colesterol não se afeta com o estado emocional, tão pouco gera sintomas. O diagnóstico é feito pelo exame laboratorial. Porém, o organismo pode dar uma pista de que o colesterol pode estar alto. Algumas pessoas possuem placas de gordura na pele, principalmente nas pálpebras, chamadas de xantelasmas, a presença de xantelasmas pode indicar níveis de colesterol elevados no sangue.

Santa Casa: Qual é o tratamento?

Dr. Gabriel: O tratamento do colesterol elevado vai depender de cada caso. Por vezes podemos adotar apenas medidas comportamentais como as citadas acima. Quando necessário o uso de medicamentos, os principais empregados são as estatinas, que inibem uma enzima no fígado. Elas devem ser tomadas à noite. Existem medicações mais novas que devem sempre ser tomadas apenas com prescrição médica.

Alimentação saudável e prática de exercícios físicos são atividades citadas na prevenção de quase todas as doenças. Por isso, não deixe sua saúde de lado. Cuide-se sempre e esteja em dia com suas consultas. A saúde é nosso combustível e para que estejamos sempre abastecidos é de suma importância cuidarmos dela.

O Dr. Gabriel atende toda terça-feira a tarde no Centro Médico da Santa Casa. Para agendar uma consulta, ligue para (24) 3325-8330 ou (24) 98865-4234 para agendar pelo WhatsApp.

Para sugestões ou dúvidas, entre em contato pelo Facebook: facebook.com/santacasabm

Agendamento Automático

Fale com a Santa Casa

Envie sua mensagem para nós. Nossa equipe de
atendimento está pronta para tirar todas suas dúvidas.

WhatsApp
Fale Conosco

Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa
Rua Pinto Ribeiro, 205 Centro, Barra Mansa - RJ, CEP : 27.310-420