Notícias

Mal de Alzheimer

27/02/2019 11:06


O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa, considerado como um tipo muito comum de demência. Ele se caracteriza pela perda progressiva da memória, associado à perda da capacidade de desempenhar tarefas que, anteriormente, eram frequentes.

O fator de risco mais proeminente do Alzheimer é a idade, o que faz com que a prevenção seja a prática de atividades físicas e intelectuais. Fazer exercícios que estimulem a atividade cerebral é importante para construir uma boa reserva cognitiva. Manter uma alimentação equilibrada, evitar se estressar e dormir bem também são fatores que podem ajudar na prevenção da doença.

O Doutor Leonardo José, Neurologista da Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa, ressalta que o Alzheimer é uma doença degenerativa incurável, “onde o paciente com o passar do tempo fica totalmente dependente dos familiares”. O tratamento do Alzheimer tem o objetivo de retardar a evolução da doença, promover uma melhor qualidade de vida para os pacientes e familiares e manter por um tempo maior a atividade intelectual do paciente. O diagnóstico precoce aumenta os efeitos positivos do tratamento.

Os sintomas são variáveis, mas os mais comuns são a repetição de falas ou ações, ficar perdido em locais familiares, perda de memória, períodos de desorientação, mudanças repentinas de humor. Quando os sinais forem percebidos pela família, é importante que procure um médico especialista para uma avaliação e, se a doença for apontada, iniciar de imediato o tratamento. Por isso, fique atento a ações e comportamentos de seus pais, avós etc. Cuide de quem um dia cuidou de você.

Texto: Maele Fuentes
Direção de Arte: Otávio Henrique 
Fonte: Dr. Leonardo José, Neurologista da Santa Casa de Barra Mansa / Revista Saúde / Ministério da Saúde 
Agendamento Automático

Fale com a Santa Casa

Envie sua mensagem para nós. Nossa equipe de
atendimento está pronta para tirar todas suas dúvidas.

WhatsApp
Fale Conosco

Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa
Rua Pinto Ribeiro, 205 Centro, Barra Mansa - RJ, CEP : 27.310-420