Notícias

Nunca se automedique

18/02/2019 08:57



A automedicação acontece quando um indivíduo, sentindo algum desconforto no organismo, faz seu próprio diagnóstico e procura medicamentos para tratar os sintomas apresentados e muitas vezes acaba por mascará-los. Normalmente, o quadro apresentado caracteriza um transtorno menor, como vômitos, diarreia, dores de cabeça, resfriado, azias, dentre outros. Dessa forma, são usados os medicamentos de venda livre, que não necessitam de prescrição médica para a compra. O que acontece, muita das vezes, é que o medicamento não é adequado para o quadro clínico que o paciente apresenta.

Sendo assim, com o intuito de resolver de forma imediata os incômodos no corpo ou organismo, a automedicação pode acarretar em conseqüências gravíssimas. A associação inadequada de medicamentos pode anular o efeito de outro ou acarretar conseqüências mais graves como: reações alérgicas, dependência e até a morte.

A fim de evitar qualquer tipo de problema ou complicações, sempre procure um profissional capacitado: médico, dentista ou farmacêutico que será responsável por avaliar, direcionar e/ou indicar o melhor tratamento para o quadro clínico. Em caso de dúvidas pertinentes à medicação, procure o profissional farmacêutico.  Nunca se automedique.

Texto: Maele Fuentes 
Direção de Arte: Otávio Henrique 
Agendamento Automático

Fale com a Santa Casa

Envie sua mensagem para nós. Nossa equipe de
atendimento está pronta para tirar todas suas dúvidas.

WhatsApp
Fale Conosco

Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa
Rua Pinto Ribeiro, 205 Centro, Barra Mansa - RJ, CEP : 27.310-420