Notícias

Santa Casa realiza a semana de atividades alusivas ao Outubro Rosa

16/10/2018 14:40


Em celebração ao Outubro Rosa, a Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa realiza pelo terceiro ano consecutivo a campanha que tem como objetivo prevenir o câncer de mama. Durante toda essa semana serão realizadas na unidade oncológica, a Oncobarra, diversas palestras e oficinas informativas alertando às mulheres sobre a importância dos exames periódicos e também instruções de como fazer o autoexame. A abertura do evento aconteceu na tarde desta segunda-feira, dia 15, e contou com a ‘Oficina de Lenço’ e também com uma palestra sobre prevenção do câncer de mama com a assistente social do Hospital da Mulher, Ariadna Scheifer. 

Segundo Ariadna, existe uma série de tabus que envolvem o câncer de mama e a campanha serve para mostrar que a doença não escolhe sua vitima, seja pela idade ou qualquer outro motivo. De acordo com ela existem diversos casos de mulheres com menos de 30 anos que são diagnosticadas, constantemente. “Há uma ideia de que apenas as mulheres na faixa dos 40 anos para cima que são os alvos, mas as pesquisas estão mostrando que muitas mulheres jovens estão entrando nessa estatística. Devemos olhar para nós, notarmos nosso corpo, só assim podemos reverter esses números”, garantiu a assistente social.  

Ariadna disse ainda que os maiores índices de câncer de mama diagnosticados no Brasil são revelados em mulheres que moram nas áreas mais desenvolvidas do país - regiões Sul e Sudeste. “Nós somos pessoas mais propensas a desenvolver o câncer por estamos mais expostas a uma alimentação não saudável, a poluição e aos maus hábitos em geral”, explicou.

A assistente ainda informou que todas as unidades básicas de Saúde de Barra Mansa estão com programações especiais alusivas ao Outubro Rosa. “Todas as terças-feiras as UBSs vão abrir às 6h para que sejam realizadas coletas do preventivo e solicitação de exames das mamas”, informou Ariadna, acrescentando ainda que algumas unidades terão atividades aos sábados.

Para a gerente administrativa da Oncobarra, Tereza Cristina Bastos, a importância do Outubro Rosa é de levar informação às pessoas, para que elas também sejam fontes de informação nas suas casas, no trabalho e no seu convívio social. “As palestras e oficinas servem muito mais que apenas informar, temos que ensinar. Isso se torna determinante para a paciente  e para as pessoas que fazem parte do ciclo delas”, contou.

Ela também disse que a prevenção deve ser feita todos os dias. “A gente sempre procura dar instruções aos pacientes que diariamente são atendidos. Geralmente, eles já chegam aqui com o diagnóstico, mas a gente sempre dá um apoio para que as famílias entendam que pode acontecer com qualquer um. A gente faz um trabalho de instrução para que façam o trabalho de prevenção também”, explicou.

Atualmente, a Oncobarra atende quase 700 pessoas. Desse número, 326 pessoas são para o tratamento de câncer de mama de todos os municípios, porém apenas em Barra Mansa, há 71 pacientes. Segundo Tereza, existe um grande problema que é a falta de prevenção. “Há várias mamografias liberadas pela Secretaria de Saúde do município e as pacientes não vão buscar, mesmo com toda essa campanha há um baixo percentual de pessoas que se interessam”, expôs.

Diagnosticada com câncer de mama no ano passado, Loyde Nascimento, de 51 anos, contou que descobriu a doença através do toque e, garantiu que no momento que sentiu a glândula, ficou assustada.  “Ninguém quer passar por isso, mas eu pensei que estar passando por isso não era o fim, mas sim uma batalha na qual queria vencer”, afirmou.

Loyde é moradora de Paraty e contou que quando foi diagnosticada foi encaminhada para a cidade de Angra dos Reis e quando sua situação foi controlada, encaminhada para a Santa Casa de Barra Mansa. “Estou há cinco meses operada, e desde que passei a fazer meu tratamento aqui sempre encontro prontidão no atendimento. A minha sensação é que hoje eu não tenho mais nada. De tão bem que eu me sinto”, comemorou.

A paciente explicou que, para ela, a importância da campanha é alertar as pessoas, pois a maioria das mulheres não se tocam e não se percebem. E fez questão de deixar uma mensagem para as pessoas que, assim com ela, um dia não acreditam que pode acontecer com elas. “Se toquem, percebam-se e busquem a cura porque é possível”, afirmou.

Confira a programação do evento:

15.10 – 14h (segunda-feira)

Oficinas de Lenços e Palestra

Prevenção do Câncer de Mama

Ariadna Scheifer – Assistente Social do Hospital da Mulher

 

16.10 – 14h (terça-feira)

Palestra

Cuidados e Prevenção do Câncer de Mama

Dr. Wellington Ferraz – Médico Mastologista do Serviço de Oncologia SCBM

 

19.10 – 14h (sexta-feira)

Tarde Interativa com Palestras

Abertura – Shirlane Cassiano – Assistente Social Oncobarra

 

14h15min: Prevenção do câncer de mama

Dr Claudinei da Silva - Cirurgião Oncológico UNIMED Volta Redonda e SCBM

 

15h00min: Os benefícios da reabilitação

Maria Stela Teodoro – Fisioterapeuta da Oncobarra

 

15h40min: Coffee Break

 

16h00min: Acreditamos na cura

Pacientes Fabiana  e Marli

 

Local: Oncobarra – Rua Santos Dumont, 181 – Centro -Barra Mansa

 

Agendamento Automático

Fale com a Santa Casa

Envie sua mensagem para nós. Nossa equipe de
atendimento está pronta para tirar todas suas dúvidas.

WhatsApp
Fale Conosco

Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa
Rua Pinto Ribeiro, 205 Centro, Barra Mansa - RJ, CEP : 27.310-420