Nossa História

A história da Santa Casa começou em 1859, quando o Barão de Guapi , eleito festeiro do Divino, realizou um evento que deixou memória. No dia 06 de Setembro de 1859, o Barão e seus companheiros resolveram dar um nobre destino à renda obtida numa festividade e criou a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa.

Foi assim lançada a semente desta Santa Casa,mas ela germinou logo. Diversas causas ocasionais concorreram para retardar a edificação do Hospital,como a “praga do café” e a Guerra do Paraguai.

Em 1866,o médico Dr. Manoel do Rego Macedo tomou para si a tarefa de levar a cabo o empreendimento. Para esse fim promoveu uma subscrição pública na qual tinha lugar ricos e pobres; organizou quermesses e solicitou do governo e dos consignatários das barcas os favores de transporte de que podiam dispor. Conseguiu levantar a soma próxima de 20 contos de réis, que utilizou para comprar do Comendador João Thomaz, o prédio em que foi instalada a Santa Casa e ainda se localiza até os dias atuais.

Legalizado o título de compra, foi inaugurada no dia 02 de Julho de 1867 sobre o nome de Santa Casa e os Auspícios de Santa Isabel, o Hospital. Hoje,vigorosa e progressista, atende a grande massa populacional de todas as classes sociais, sem distinção de nenhuma espécie.








Agendamento Automático

Fale com a Santa Casa

Envie sua mensagem para nós. Nossa equipe de
atendimento está pronta para tirar todas suas dúvidas.

WhatsApp
Fale Conosco

Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa
Rua Pinto Ribeiro, 205 Centro, Barra Mansa - RJ, CEP : 27.310-420